Essa pergunta pode lhe parecer óbvia, mas infelizmente muitos empresários ainda não sabem respondê-la.
Em nossa vivência como desenvolvedores, encontramos muitos donos de negócio passando por situação difíceis, pelo único motivo de não saberem quando investir em publicidade.
Provavelmente você, que está lendo esta postagem, já tenha passado maus bocados assim como estes donos de negócio que encontramos.
E como você, tantos outros empresários estão passando por estes momentos, neste mesmo instante.
Por essa razão fizemos este post, na tentativa de abrir os olhos de empresários de diversos segmentos, para uma realidade tão simples e objetiva, mas que para eles não é tão claro assim…
Para esclarecer melhor sobre esta questão, tomaremos como exemplo a conhecida fábula da Cigarra e da Formiga.
Para quem não teve a chance de conhecer esta fábula na infância segue um resumo:
Conta a fábula sobre uma Cigarra que durante o verão, tempo de muita fartura, vivia a cantar melodiosamente pelo bosque.
Enquanto cantava e dançava observava o trabalho árduo e constante das formigas, que trabalhavam em prol de fazer provisão de alimentos para o inverno.
Durante todo o verão a Cigarra não se preocupou em nenhum momento em fazer provisões, afinal, estava cercado de abundância, mesmo neste cenário as formigas não cessavam seu trabalho.
Quando o inverno chegou, toda a abundancia a fartura se foram, restando somente a fome e o frio.
A cigarra então procurou ajuda das Formigas, que por sua vez lhe negaram ajuda.
Porém depois as formigas sentiram pena da Cigarra e lhe ajudaram, mas a Cigarra por sua vez aprendeu a lição, que a moral desta história: Que há tempos para se divertir e tempo de se trabalhar, que é necessário aproveitar as oportunidades quando estamos em nosso melhor momento.
Esta fábula elucida bem o que queremos passar quando perguntamos o melhor tempo para se investir em publicidade.
Assim como a Cigarra, muitos empresários não enxergam oportunidades de investir em publicidade quando estão atendendo a todo vapor.
Em muitas circunstâncias, quando estávamos trabalhando na captação de clientes, recebemos muitos “Nãos” de potenciais clientes, com as justificativas:
• Não preciso de publicidade, já não dou conta do serviço (Essa é clássica)
• Eu trabalho por indicação, não preciso
• Eu estou atendendo bem, não preciso divulgar agora
Observe bem estas justificativas, e reflita quantas vezes você já falou a mesma coisa?
É triste, mas infelizmente este pensamento dos empresários é uma regra.
Desta forma muitos donos de negócios só percebem as oportunidades de investimento que perderam quando não tem caixa para isso.
O investimento em publicidade deve ser um custo fixo dentro da empresa, assim como Água, Luz, Telefone e etc.
Mensalmente a empresa precisa fazer uma reserva para investir em divulgação, seja na aquisição de um site, investimento em Links Patrocinados do Google, Investimento nas Redes Sociais, Confecção de Materiais Gráficos e etc.
São ações mensais de divulgação nos tempos das vacas gordas que garantem que a empresa não passe sufoco em tempos de pouco movimento.
Tome como exemplo como as grandes corporações, grandes marcas somente são o que são devido o investimento constante em sua publicidade.
A Coca-Cola, por exemplo, é uma empresa gigantesca, rica e famosa, nem por isso deixa de aparecer a todo momento em propagandas.
Ou melhor, pegue como exemplo uma empresa grande do seu setor, veja como ela age, como ela divulga, o quanto ela investe em sua imagem.
Empresa nenhuma se torna referência em um segmento á toa, tudo é fruto de muito empenho e dedicação dispendidos em momentos propícios ao investimento.
Se você deseja se manter no seu segmento de forma estável é preciso ter atitudes que garantam esta estabilidade.
Invista em seu negócio quando o “mar estiver pra peixe”, não espere ficar sem dinheiro para correr atrás do tempo perdido.
Publicidade custa dinheiro e dedicação, comece a plantar hoje para colher amanhã os frutos de seu trabalho, não seja a “Cigarra” da história.